20071010

jardins de chaumont-sur-loire













Aqui segue breve introdução ao tema desenvolvido para Chaumont em França.
'Paysage est connaissance', ou paisagem é conhecimento, derivando do conceito de que as paisagens, em geral, devem primar por uma integração de todos os grupos etários num espaço, nos espaços, todos, absorvendo de cada etapa do ciclo cronológico da vida a sua fonte positiva de conhecimento. Através da língua falada, escrita, do contacto entre indivíduos, gerações, vamos mantendo e desenvolvendo a identidade das nossas culturas; os nossos espaços físicos, parques, jardins, ruas, cidades, campo vão mantendo e ganhando importância e valor. A internet e o mundo cibernético surgem como adversários desta proposta, num mundo crescentemente computorizado e distante da mãe-natureza e do enriquecimento social que tanto nutre o nosso dínamo interno:
o intelecto.
A paisagem portanto é conhecimento, e o conhecimento também surge e se desenvolve através da paisagem.

20071009

herdade comporta





próxima semente a ser lançada à terra:
Celeiros, nome provisório de um empreendimento de turismo rural numa herdade recuperada.
destino: Comporta.
a ser orçamentado no momento, aguardando luz verde para avançar o ante-projecto, projecto de licenciamento e finalmente um projecto de execução.
Em colaboração com RRJ arquitectos.
obrigado sa e christina pelo contacto

20071008

jardim do tempo








O jardim do tempo foi um proposta criada para o mesmo cliente do jardim da ressurreição. Propomos aqui uma abordagem, uma vez mais preenchida de simbolismo e alegorias, onde centramos a nossa atenção, no percorrer visual e físico deste espaço, nos 4 elementos aqui absorvidos em forma de jardim: a terra, o ar, o fogo, e a água.
Um jardim que se muta com o tempo e que como o tempo tem o seu ciclo que muta o tempo.
O ar que passa pelos moinhos da torre e os fazem girar em movimento quase como numa dança ou sinfonia. A chuva que enche o arco d'água, e as gotas que pingam para o chão do jardim, num ritmo que coordena esta cortina líquida. O fogo que emana da terra e se ergue por entre a vegetação: vermelho, intenso, forte... tal como placas de aço corten impostas no espaço. A terra, a sua dureza, a sua generosidade, as linhas direitas e fundas do arado impressas na terra de cultivo. As línguas de granito que se espalham pelo chão.
O tempo que vai e que passa, e volta, e se transforma. COmo nós que nascemos, vivemos e morremos. O sol do amanhacer, do meio-dia, do fim da tarde. A sombra que caminha e nos conta as horas...

jardim da ressurreição












O jardim da ressurreição aparece no surgimento de uma ideia ligada directamente à forte ligação do cliente com a religião.
Propomos com este espaço, todo um percurso alusivo ao tema do nosso percurso pela vida, culminando num incógnito final, sem sabermos se subimos aos céus, ou se somos enviados para uma espécie de purgatório. O jardim da ressurreição oferce respostas, mas também deixa espaço para dúvidas. Num constante diálogo entre o artifício e o natural, a leitura do espaço na sua profundidade percorrida gera um ritmo, uma sequência, uma série de possíveis caminhos, quase que se de uma história se tratasse este percurso por onde deambulamos. Massas de bambús dialogam com os fetos espremidos por entre heras vorazes que cobrem placas duras e frias de aço corten. Ao alto uma torre que nos eleva o olhar, nos enleva o espírito: o céu ora azul, ora cinzento vai pintando o canvas livre do tecto deste jardim enclausurado.


20071007

Paisagem contra a violência Doméstica
























































Projecto elaborado para o festival de jardins de Ponte de Lima, edição 2007, o jardim da violência:doméstica adquiriu há alguns meses um cariz de manifesto muito maior do que aquele pretendido para o festival de Jardins.
Aproveitámos este projecto e criámos uma iniciativa conjuntamente com ong's, empresas patrocinadoras e orgãos governamentais. Possivelmente em Novembro, avançaremos com a execução deste espaço em Lisboa. De momemento aguardamos respostas de patrocinadores e orgãos chave que nos darão apoio. Este trabalho servirá como ponto de partida para uma série de futuros desenvolvimentos que originarão com o projecto da paisagem contra a violência doméstica.
Denotamos aqui o cruzamento e a simbiose entre a manipulação da paisagem e o trabalho de inserção e reinserção social tal como de manifestação em prol da igualdade e dos direitos humanos.
No futuro o racismo? A imigração? O futebol?