20071207

estudio previo para el paisaje de una bodega vinícola en Girona


en Noviembre de 2007 viajamos para la frontera del Gironès/Baix Empordà para iniciar el estudio de recreación del paisaje de entorno de una nueva bodega vinícola

in November 2007 we have travelled to the border of 'el Gironès/Baix Empordà' (land of Dali!) to undertake a study for the recreation of the surrounding landscape of a new wine cellar

em Novembro de 2007 viajámos para a fronteira entre a comarca de 'el Gironès' com o 'Baix Empordà' (terra natal de Dali) para iniciar um estudo para a recrição da envolvente da paisagem de uma nova adega vinícola

Cascais - porta do Tejo, varanda sobre o mar



Projecto concebido com base na expressão gráfica na paisagem costeira da baía de Cascais das suas portas e suas varandas.
Uma porta leva-nos além mar, ou terra adentro, nos impele uma força transversal.
Uma varanda de vista, uma plataforma em altura, extnsão, subindo, descendo a escarpa.
Os diferentes tipos de portas que encontramos projectadas sobre a água.
As varandas diversas que acompanham as fatias desta linha de costa.
Um código de abordagem na valorização destas situação importante tanto no seu nível ecológico, como paisagístico, económico.
As forças dos turismo, do desenvolvimento perante uma realidade ainda por classificar.
Onde intervir e como?
Primeiro é necessário entender...

20071204

paisagem 45/90 º

A proposta que se segue foi apresentada ao cliente de Mafra, para o espaço de paisagem 45/90º.
Inicialmente, o conceito estabelecido, absorvia em grande parte a arquitectura transmitindo-a para o espaço de paisagem.
Finalmente, e após várias revisões do projecto com o cliente e o autordo projecto de arquitectura Frederico Barbosa (www.morfologic.net), o tal conceito inicial de diálogo com as linhas mestras da arquitectura, se intensificou.
A obra da paisagem aguarda conclusão, a falta de chuva tem atrasado e muito este processo.



jardim suspenso

Outro dia decidi 'ir às compras'.
O estaleiro abandonado das obras de construção da passagem subterrânea do desvio da Estrada Marginal em S.Pedro do Estoril ofereceu-me travessas de caminho-de-ferro de diferentes dimensões.
Eis a escolhida, que jaz em permanência no meu jardim.
Para 'vegetar' esta pesada peça de madeira, decidi ir num outro dia às compras. Encontrei num ponto de entulho vasos com belos
Aloe spp., Aeonium spp., Kalanchoe spp. entre outras espécies.
Uma corrente presa com pregos, os vasos presos a esta corrente e voilà, temos o jardim suspenso.








20071203

proposta hotel Comporta



Após uma proposta inicial para o espaço de paisagem, onde propunhamos uma intervenção em 8 hectare integrando a imediação da envolvente da pousada num sistema ambientalmente e socialmente sustentável, tivemos que reduzir a área do projecto para uma área menor, devido a limitações de orçamento por parte do cliente. Acima compreende-se a definição espacial da primeira proposta.










Como somos de certa forma apologistas da filosofia 'channel nº5' (os melhores perfumes vêm nos melhores frascos!?.?), apercebemo-nos que reduzir a área de intervenção não significaria simplificar o conceito, ou reduzir os números de vegetação a implantar, ou a quantidade de trabalhos de pavimentação a executar, etc.

Toda uma metodologia teve de ser alterada, e consequentemente o produto final.
Eis a continuação da proposta da paisagem para o hotel na Comporta, que seguindo a tal analogia ao produto cosmético de grande sucesso, pretende apresentar uma paisagem a uma menor escala, mas nem por isso a uma menor qualidade paisagística, funcional, ecológica e social.
A paisagem angustifolia... Derivando os seus traços das finas agulhas dos pinheiros que dominam a envolvente, os estornos nas dunas, as linhas fortes e definidas do arrozal, as giestas, os espinhos dos tojos.
Uma paisagem pastel fundindo-se numa harmoniosa simbiose entre os arrozais, o céu azul, e os tons rurais deste recanto escondido e solitário.

5 dias 5 passos




Estudo prévio realizado para ArtemísiaJardins/EDIFER numa proposta de renovação paisagística do bosque no topo do Instituto Superior de Economia e Gestão.
Uma intervenção rápida requer uma proposta rápida...
Cinco passos em cinco dias para acolher a visita do Presidente da República.

20071010

jardins de chaumont-sur-loire













Aqui segue breve introdução ao tema desenvolvido para Chaumont em França.
'Paysage est connaissance', ou paisagem é conhecimento, derivando do conceito de que as paisagens, em geral, devem primar por uma integração de todos os grupos etários num espaço, nos espaços, todos, absorvendo de cada etapa do ciclo cronológico da vida a sua fonte positiva de conhecimento. Através da língua falada, escrita, do contacto entre indivíduos, gerações, vamos mantendo e desenvolvendo a identidade das nossas culturas; os nossos espaços físicos, parques, jardins, ruas, cidades, campo vão mantendo e ganhando importância e valor. A internet e o mundo cibernético surgem como adversários desta proposta, num mundo crescentemente computorizado e distante da mãe-natureza e do enriquecimento social que tanto nutre o nosso dínamo interno:
o intelecto.
A paisagem portanto é conhecimento, e o conhecimento também surge e se desenvolve através da paisagem.

20071009

herdade comporta





próxima semente a ser lançada à terra:
Celeiros, nome provisório de um empreendimento de turismo rural numa herdade recuperada.
destino: Comporta.
a ser orçamentado no momento, aguardando luz verde para avançar o ante-projecto, projecto de licenciamento e finalmente um projecto de execução.
Em colaboração com RRJ arquitectos.
obrigado sa e christina pelo contacto

20071008

jardim do tempo








O jardim do tempo foi um proposta criada para o mesmo cliente do jardim da ressurreição. Propomos aqui uma abordagem, uma vez mais preenchida de simbolismo e alegorias, onde centramos a nossa atenção, no percorrer visual e físico deste espaço, nos 4 elementos aqui absorvidos em forma de jardim: a terra, o ar, o fogo, e a água.
Um jardim que se muta com o tempo e que como o tempo tem o seu ciclo que muta o tempo.
O ar que passa pelos moinhos da torre e os fazem girar em movimento quase como numa dança ou sinfonia. A chuva que enche o arco d'água, e as gotas que pingam para o chão do jardim, num ritmo que coordena esta cortina líquida. O fogo que emana da terra e se ergue por entre a vegetação: vermelho, intenso, forte... tal como placas de aço corten impostas no espaço. A terra, a sua dureza, a sua generosidade, as linhas direitas e fundas do arado impressas na terra de cultivo. As línguas de granito que se espalham pelo chão.
O tempo que vai e que passa, e volta, e se transforma. COmo nós que nascemos, vivemos e morremos. O sol do amanhacer, do meio-dia, do fim da tarde. A sombra que caminha e nos conta as horas...